Menu
Voltar

O mercado financeiro durante a pandemia no Brasil: crescimento e oportunidades

2021-09-01

Imagem de Lorenzo Cafaro por Pixabay

2020 foi um ano atípico, o mundo inteiro presenciou uma pandemia global que impactou diretamente a economia dos países e o modo de vida da população. Por conta disso, o mercado financeiro teve altos e baixos, e também virou foco de uma parcela de pessoas que necessitavam de uma nova renda para conseguir sobreviver em meio a essa crise. Muitos perderam o emprego, tiveram uma diminuição gigantesca na renda e mesmo com o auxílio instituído pelo governo, a situação ficou feia no bolso do brasileiro.

Uma das consequências positivas desse período foi o aumento de investidores nos mais variados métodos disponíveis no mercado. Estima-se, por exemplo, que em torno de 900 mil pessoas começaram a investir especialmente na bolsa de valores, e mesmo com uma imensa variação nos índices e uma instabilidade inicial, a entrada desses novos investidores acarretou em um equilíbrio financeiro ao país e lucro para os investidores. 

O cenário mostra que é vantajoso investir em renda variável mesmo diante dos riscos, obviamente de forma cautelosa e feita mediante um estudo preliminar do sistema. 

Por qual razão houve esse aumento na procura por tipos de renda variável?

Em meio a instabilidade, as pessoas verificaram que deixar seu dinheiro rendendo em renda fixa não estava sendo lucrativo e mesmo que seguro, não compensava manter o capital financeiro parado. Com taxas baixíssimas, como foi no caso das poupanças, por exemplo, muitos buscaram outras alternativas de lucrar e isso foi o que ocasionou o “boom” nesse mercado e consequentemente auxiliou também o Brasil a se manter estável diante da crise. 

  Através disso, podemos concluir de forma preliminar que a economia é a mola propulsora do mundo, e os métodos alternativos nos impulsionam a driblar o sistema e alcançar novos resultados fora da zona de conforto. Os resultados variam, mas vale a pena dar uma olhada em novos métodos.

Caso queira saber mais sobre alguns tipos de renda variável e fixa, veja este artigo com um guia básico disponível em nosso site.

Anterior Próximo
Cookies

A IQ Sinais utiliza cookies para melhorar a sua experiência, segurança e lhe entregar um conteúdo personalizado

Saber mais