Menu
Voltar

Guia básico sobre os tipos de investimentos financeiros

2021-08-27

calculadora

Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Com o avanço da internet temos cada vez mais acesso às informações essenciais para nossa vida e isso influencia diretamente a forma que vivemos de maneira prática. Uma das áreas mais importantes da nossa vida é a área financeira: nosso bolso. Ela determina nosso modo de vida, nossa relação com o mundo e nossas projeções para o futuro. Para isso, é importante saber como é possível melhorá-la através de ferramentas disponíveis como é o caso dos investimentos financeiros. Isto é, como direcionar e onde aplicar o dinheiro de maneira rentável a curto ou longo prazo. 

Esse post contém de forma resumida os principais tipos de investimento atuais para servir como guia básico de entrada nesse mercado, adaptando-o ao estilo de vida de maneira individual.

Tipos de investimentos:

Investimento em renda fixa

Esse tipo de investimento é considerado de menor grau de risco, isto é, mais seguro. Com ele, é possível saber na hora da aplicação quais serão os resultados e sua rentabilidade. Entretanto, a porcentagem de lucro varia pouco e detém os menores índices de rentabilidade do mercado.

Segue abaixo uma lista de alguns dos mais conhecidos nesse quesito:

  1. CDB
  2. RDB
  3. CRA
  4. CRI
  5. Debêntures
  6. Debêntures incentivadas
  7. LC (Letra de Crédito)
  8. LCA
  9. LCI
  10. Letra Financeira
  11. Letra de Câmbio
  12. Títulos do Tesouro Direto

Investimento em renda variável

Como o próprio nome já diz, esse tipo de investimento possui seus resultados e rentabilidade variável, isto é, não é possível prever de maneira antecipada e assertiva qual será o lucro ou prejuízo da ação pois depende de inúmeros fatores. Porém, os índices de rentabilidade podem alcançar grande retorno aos investidores, assim como pode também acarretar grandes prejuízos.

Segue abaixo uma lista de alguns dos mais conhecidos nesse quesito:

  1. Ações
  2. Fundos imobiliários 
  3. Derivativos 
  4. Câmbio e moedas
  5. ETFs
  6. BDRs
  7. Ouro

“Qual seria o melhor investimento para mim?”

Depende. Cabe ao investidor averiguar antecipadamente e detalhadamente qual o melhor investimento a ser feito de acordo com suas próprias expectativas de resultados, prazo estimado e avaliação de riscos. 

Anterior Próximo
Cookies

A IQ Sinais utiliza cookies para melhorar a sua experiência, segurança e lhe entregar um conteúdo personalizado

Saber mais