Menu
Voltar

Criptomoedas: definições, como funciona e um rápido panorama sobre o cenário atual no Brasil

2021-08-31

Imagem de Darwin Laganzon por Pixabay

Atualmente é cada vez mais comum ver nos noticiários, canais e mídias sociais notícias e fatos sobre como o mundo financeiro atual está mudando, principalmente aliado à internet. O acesso está cada vez mais fácil às informações e aos meios de como obter novas rendas, fora do mercado tradicional.

Em meio a tudo isso surgiu uma nova tendência mundial: Criptomoedas. Este artigo irá trazer alguns conceitos básicos e um rápido panorama de como isso está cada vez mais presente no Brasil e no mundo.

Para começar, o que é criptomoeda?

De acordo com o Dicionário Priberam, criptomoeda é definido como:

“Designação dada a qualquer moeda digital criada para uso em  transações em linha, sem ligação a um banco ou instituição financeira (ex.: o bitcoin é uma criptomoeda).” "criptomoeda", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/criptomoeda [consultado em 31-08-2021].

 

Em outros termos, a criptomoeda utiliza-se da criptografia matemática para ter seu valor estabelecido, além de prover transações eletrônicas seguras e confiáveis, para isso faz uso do sistema blockchain. 

No mercado atual há diversas moedas digitais, a mais conhecida é a Bitcoin, porém moedas como Bitcoin Cash, Ethereum, Tether, Ripple e Lifecoin também vêm conquistado o mercado. 

O que é blockchain?

Da tradução literal: cadeia de blocos. Isto é, resumidamente, é um arquivo onde ficam gravadas todas as transações executadas, de maneira acessível a todos, porém com informações criptografadas de forma altamente complexa, sendo praticamente impossível adulterá-las. Todas essas informações ficam armazenadas em “blocos” onde cada uma possui um tipo de “assinatura única”, e não podem ser alteradas ou apagadas. Portanto, não é possível voltar atrás caso tenha feito alguma transição nesse tipo de sistema. 

Como obter criptomoedas?

As formas mais conhecidas são:

Como está o cenário atual das criptomoedas?

Elas vêm ganhando cada vez mais importância e relevância no mercado. Seu valor também está cada vez mais alto, chegando a valer por exemplo: 1 bitcoin = R$244.000,00. Porém sua instabilidade e inovação ainda deixam os analistas com o pé atrás sobre essa nova tecnologia. Caso o usuário tenha interesse é necessário estudar mais a fundo o cenário e as projeções para o futuro, e assim tomar uma decisão mais assertiva se vale a pena ou não.

Anterior Próximo
Cookies

A IQ Sinais utiliza cookies para melhorar a sua experiência, segurança e lhe entregar um conteúdo personalizado

Saber mais