Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
O que é day trade?
Da tradução do inglês: negócios do dia, essa modalidade de investimento é feita com prazos curtos, como o próprio nome diz de um dia só. O objetivo do investidor é o lucro com a venda ou compra de ações em um período curto determinado de tempo.
O usuário que deseja fazer parte desse mercado deve estar atento aos riscos e sempre estudar e entender as melhores formas de lucrar. Por se tratar de um negócio que não é necessário formação específica e que pode ser realizado de maneira mais autônoma(apenas é necessário entrar em uma corretora),foi um mercado que cresceu bastante nos últimos tempos, além de já ter sido listada entre as 10 profissões em alta no ano passado. Porém, para dar certo não é tão simples quanto parece e necessita de uma abrangente pesquisa e conhecimento de mercado, especialmente neste ramo de investimento em renda variável. Se quiser saber um pouco mais sobre os tipos existentes no mercado, veja este nosso artigo.
Para iniciar nessa modalidade, além do estudo, deve-se levar em consideração os altos riscos por conta da alta imprevisibilidade das ações e ter metas bem definidas para não se deixar levar pelo “calor do momento” e acabar arriscando mais do que deve.
Os dois principais termos que todo iniciante deve conhecer é: stop loss (“parar a perda”) e stop gain(“parar o ganho”), onde basicamente você automatiza o valor limite máximo e mínimo para poder vender suas ações no dia, evitando assim grandes prejuízos no caso do “stop loss” ou auxiliando na melhor hora para lucrar, no caso do “stop gain”.
Essa pode ser uma opção para se fazer uma renda extra e até mesmo se tornar a renda principal, não se esquecendo das tarifas que são impostas. Mas vale a pena conhecer mais a fundo.